Brasil segue na liderança do Mundial Master de Laser

Mais um dia de competições em Puerto Vallarta, no México, e mais um dia de brasil na liderança da categoria Master. Carlos Eduardo Wanderley, o Nem, venceu mais uma regata e foi segundo em outra. Com o descarte, ele tem apenas três pontos perdidos, contra oito do italiano Alessio Marinelli, segundo colocado. Quem também está indo bem é Marcia Macdonald, que lidera entre as mulheres na Master. Ela aparece na 10ª colocação geral.

A categoria Master tem uma flotilha de 29 barcos e corre junto com o pré-máster, que tem 15 barcos, e as colocações são calculadas em separado. O percurso é sempre o outer-loop.

Entre os aprendizes, Fabio Ramos e Nalton Coelho aparecem em 5º e 6º respectivamente.

Para ver os resultados completos acesse: http://bit.ly/1QwZhNf

Confira abaixo o resumo das quatro primeiras regatas feito pelo Nem.

“No domingo tivemos duas regatas. Na primeira, com vento em torno de 14 nós, larguei um pouco a sota da comissão e não consegui cambar logo para a direita, que era o lado certo. Quando consegui, fui quase até o corner dando água para quem vinha de lá, mas quando cambei, quase no layline, o pessoal que eu tinha dado água já vinha voltando atrás. Nesta reta consegui vento livre e andei rápido, montando a boia em primeiro. No través consegui abrir um pouco e daí foi só manter. O popa com esta direção de vento é bem difícil, pois a vaga vem de lado e na orçada para descer a onda a proa vai longe da bóia. Tem que estar sempre forçando a velejada pela valuma. No contravento fica de vela direita, com onda de frente e de vela esquerda um pouco de lado. Terminei em segundo geral e primeiro máster.

Na segunda o vento aumentou um pouco, terminando com uns 16 nós. A saída estava favorecendo a boia. Dei uma boa largada e logo cambei com a flotilha na janela. Dei mais umas duas cambadas até o layline da direita e montei em primeiro. Conforme o vento foi aumentando fui abrindo. Segundo contravento tinha mais pressão na esquerda e uma leve rondada. Nesta regata fui terceiro geral e primeiro máster.

Na segunda-feira foram disputadas mais duas regatas, com vento de 220°, com a vaga mais na direção do vento, o que ajudou no popa. Larguei mal nas duas, fazendo duas regatas de recuperação e aproveitando os erros dos outros. A primeira com vento entre 10 e 13 nós e a segunda com uns 14 a 16.

O primeiro contravento da primeira regata deu dos dois lados e consegui me livrar de um grande bolo vindo de direita, um pouco a sota da boia, para montar em 5º ou 6º. Passei alguns velejadores no popa e no segundo contravento juntei na briga com o terceiro, que consegui passar ainda no popa, montando a boia perto do primeiro, com outro velejador em terceiro bem perto já no través final. Daí no contravento curto, fiquei controlando o terceiro que era o italiano e cheguei em segundo na máster e quarto geral.

 

Na segunda o vento variava entre 14 e 16 nós. Larguei encaixotado e fui livrando valuma durante o contravento todo. Consegui montar em 6º talvez. Passei dois pré-masters no través e depois no popa passei um máster mas perdi para o italiano. Na entrada do segundo contravento optei pela boia menos cheia, onde teria somente uma valuma e estaria bem na frente de um pré-master. Conforme fui subindo, vi que o pessoal da esquerda estava ficando um pouco e ao mesmo tempo vi que os gran-máster estavam com uma pressão diferente na boia de contravento do percurso inner-loop. Decidi ir até o layline e quando cambei já estava na frente. O que me ajudou na decisão de ir sozinho para a direita foi que um mexicano pré-master, que conhece a raia e que era a valuma na minha frente, foi indo, sem cambar para a direita. Confesso que a estrelinha brilhou um pouco.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s