Navio Escola Sagres será base de Portugal no Rio 2016

sagres.jpg

Um acordo firmado entre a Marinha Portuguesa e o Comitê Olímpico Português divulgado hoje confirma que o navio escola Sagres servirá como base para os portugueses que venham ao Brasil durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sejam eles atletas ou empresas.

A ideia é que o navio sirva como um espaço de divulgação de Portugal e sua cultura, neste, que serão os primeiros Jogos em um país de língua portuguesa. “É um grande prestígio para Portugal estarmos num país estrangeiro mas conseguirmos estar em território nacional quando a bordo do Navio escola Sagres. É importante o apoio do mercado empresarial a este projeto para que seja uma iniciativa de sucesso, que simbolize a união do Portugal Esportivo com o Portugal Econômico”, afirmou na ocasião o presidente do COP, José Manuel Constantino.

O NRP Sagres estará no Rio de Janeiro entre 3 e 21 de agosto. Antes disso ele vai passar por Cabo Verde, Recife e Salvador.

O Navio escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo na altura sido batizado de Albert Leo Schlageter. Foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela marinha alemã. O navio foi cedido à marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948, tendo sido adquirido pela Marinha Portuguesa em 1961 para substituir a antiga Sagres. Ele foi entregue oficialmente à Marinha Portuguesa no dia 30 de janeiro de 1962, no Rio de Janeiro.

 

Deixe um comentário