Classic Sailing Festival recebe medalhistas olímpicos na Guarapiranga

285952_612794_ycp_pinguim_web_

Às vésperas do Jogos Rio 2016, o Yacht Club Paulista (YCP) realizará no próximo fim de semana (18 e 19) o primeiro Classic Sailing Festival, com entrada gratuita, incluindo-se o também inédito Campeonato Brasileiro de Clássicos para monotipos na Represa Guarapiranga. Os medalhistas olímpicos Lars Grael e Bruno Prada estarão presentes. O campeão mundial Jorge Zarif, representante da classe Finn na olimpíada brasileira, participará da homenagem especial ao seu pai, Jorge Zarif Neto, o Guga, também velejador olímpico e que deixou relevante legado ao YCP e aos atuais velejadores.

Tetracampeão mundial da classe Star e ganhador de duas medalhas olímpicas, o diretor de Relações Institucionais do YCP, Bruno Prada, lembra com carinho do amigo e rival Guga. “Comecei a velejar em 1979. Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, Guga foi o único paulista na delegação da vela e se tornou um dos meus ídolos. Aos 17 anos, em 1989, ganhei meu primeiro Campeonato Paulista de Finn velejando contra ele. Começava assim, uma longa historia de saudável rivalidade. Éramos muito amigos em terra, mas adversários “mortais” na água”.

Além de Guga Zarif, outros campeões serão lembrados nas homenagens com a presença da Marinha do Brasil, como o tri mundial de Finn, Joerg Bruder, ex-sócio benemérito do YCP. “O reconhecimento aos grandes atletas é muito raro em nossa sociedade. Sem a figura do ídolo ou do herói fica difícil para as crianças que estão iniciando no esporte criarem suas referencias de sucesso. Uma homenagem desse porte motiva a todos os envolvidos”, afirma Bruno Prada.

Guga Zarif faleceu em 2008, aos 50 anos. Três anos antes conquistou a tradicional Semana de Vela de Ilhabela com barco Áries IV, com seu filho Jorginho entre os tripulantes. Joerg Bruder foi uma das vítimas do acidente aéreo de Orly, em 1973, quando viajava para a França onde brigaria pelo tetra mundial consecutivo na classe Finn.

São esperados mais de 60 barcos de Star, Lightning, FD, Pinguim, Finn, Snipe, Sharpie e Iole Olímpica. O Classic Sailing Festival tem os apoios de: North Sails, Regatta Náutica, Luiz Náutica, MagicEzy Brasil, Pier 22, Carretas Náuticas Gagliotti, Jornal Almanáutica, Mercedes Benz Classic Car Clube do Brasil, Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo e CBVela – Confederação Brasileira de Vela. Confira o Aviso de Regata (AR):http://ClassicSailing.ar.RaceFinder.net

Copa Yacht Club Paulista – A quinta etapa da Copa YCP levou 45 barcos à raia nos dias 11 e 12 apesar do frio desafiador que chegou à mínima de 5°C na Represa Guarapiranga. A equipe YCP Sailing Team Pajero ganhou a HPE 25, com três vitórias em três regatas. Entre as classes mais numerosas, Enrico Francavilla (YCSA) venceu na Snipe, enquanto Martin Lowy (YCSA) foi o primeiro colocado na Laser Radial. A sexta das nove etapas da temporada será em 20 e 21 de agosto.

Programação do Classic Sailing Festival

Sábado (18/6)
09h00 – Exibição de barcos clássicos
11h00 – Cerimônia de abertura
11h30 – Avaliação “Joia Clássica”
14h00 – Regatas do Brasileiro de Clássicos

Domingo (19/6)
10h00 – Homenagem ao velejador Guga Zarif
12h00 – Almoço comemorativo
14h00 – Regata Homenagem aos Campeões (todas as classes)
14h05 – Medal Race – Brasileiro de Clássicos
18h00 – Vernissage livro “São Paulo como me lembro” (Roberto da Rocha Azevedo)
18h00 – Premiação das regatas

Fonte: assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s