Aleixo Belov parte para nova expedição no Alasca

Foto - Erick Salles.jpg

O navegador ucraniano, Aleixo Belov, está preparando o veleiro ‘Escola Fraternidade’ para mais uma aventura em alto mar. Radicado na Bahia e homenageado recentemente com o Prêmio Cabral 2016, o comandante está com a rota traçada para o Alasca. O barco vai desatracar do Segundo Distrito Naval, em Salvador, no dia 3 de dezembro, às 10h. A Marinha do Brasil já confirmou que amigos, familiares e público em geral vão poder presenciar o momento da partida.

Conhecido como navegador solitário e primeiro brasileiro que deu a volta ao mundo, Belov vai seguir viagem acompanhado de outros tripulantes, tanto da capital baiana quanto de Natal, onde haverá a primeira e única parada no Brasil. Na sequência, o veleiro passará pelas Ilhas Granadinas e Martinica, no Mar do Caribe; depois Panamá, atravessando o Canal, e passando para o Oceano Pacífico. Também faz parte da rota Ilha de Galápagos, Polinésia Francesa, Hawaii, Ilhas Aleutas e vários portos do Alasca.

“É bem provável que a viagem se transforme numa quinta volta ao mundo. Na realidade, não se deseja engessar o roteiro nem o prazo, deixando que o destino vá escolhendo o caminho e os momentos de parar e seguir. A viagem não tem duração e nem volta prevista, só tem data de saída. A ideia é seguir para onde o vento levar”, explica Aleixo Belov.

O comandante

Nascido na cidade de Merefa, Ucrânia, Aleixo Belov é empresário, engenheiro, navegador e escritor, que adotou a Bahia como estado para viver e representar. Na década de 80, ele recebeu da Marinha do Brasil o diploma de primeiro navegador a completar, sozinho, a volta ao mundo, a bordo do veleiro Três Marias (construído por ele), portando a bandeira do país. Mais tarde, criou o Escola Fraternidade para dar oportunidade a jovens que amam o mar, mas não podem ter um barco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s