Kito de Pavant sofre grave avaria e espera por resgate na Vendée Globe

A bruxa está solta na Vendée Globe. Após Kojiro Shiraishi, do Spirit of Yukoh, desistir da regata nesta segunda-feira por ter quebrado seu mastro, mais barcos estão apresentando problemas. O mais crítico é Kito de Pavant, que se chocou com um OFNI enquanto velejava a 16 nós de vento, com mar grosso e as velas rizadas. Após o choque, o Bastide Otio começou a fazer muita água e Kito acabou pedindo socorro.

“Bati em algo sólido com a quilha. Foi um choque violento e o barco diminuiu a velocidade. Os rolamentos da quilha foram arrancados e a quilha só está no lugar por conta do macaco hidráulico que está cortando o casco. A caixa da quilha foi destruída e está entrando muita água, mas no momento esta água está limitada ao compartimento do motor. Estou passando por 40 nós de vento e ondas de 5 a 6 metros. O barco parou. Trouxe as velas para dentro, para que ele incline menos. A situação foiestabelecida por agora. Tenho meu kit de sobrevivência comigo. Alguém vai vir me resgatar. Estou tentando contatar Marion Dufresne para pedir que venha até mim”, disse ele, que ocupa a 10ª colocação.

Quem também está avariado é o terceiro colocado Seb Josse, que bateu forte em uma onda e acabou quebrando o foil de bombordo do Edmond de Rothschild. No momento do incidente ele navegava a 900 milhas do Cabo Lewwin com mar bastante agitado e ventos variando entre 30 e 35 nós.

E se Seb segue na disputa, Romain Attanasio não teve a mesma sorte a bordo do Famille Mary-Etamine du Lys. Ele está seguindo para a Cidade do Cabo após ter os dois lemes danificados. Esta é a primeira Vendée Globe da qual ele participa e aparentemente não quer desistir. Ele indicou ao seu time que vai resolver o problema sozinho, conforme as regras da regata, e voltará para o mar. Atualmente ele ocupa a 18ª colocação.

Para acompanhar o tracking ao vivo, clique aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s