Circuito de Floripa começa nesta quarta com velejadores olímpicos

 A partir dessa quarta-feira (8) a raia de Jurerê, em Florianópolis, passa a ser o centro das atenções da vela brasileira com a realização do 28º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. Aproximadamente trinta embarcações estão confirmadas no evento nas classes C30, ORC, RGS, HPE-25, IRC, Cruzeiro e Bico de Proa. Considerada uma das maiores competições de vela oceânica do país, o Circuito comprova sua qualidade atraindo velejadores olímpicos e campeões mundiais, como Jorge Zarif, André “Bochecha” Fonseca, Xandi Paradeda, entre outros.


Considerada a classe mais competitiva de vela oceânica, a disputa entre os veleiros C30 terá importância ainda maior, pois a competição em Florianópolis vale como abertura do Campeonato Brasileiro para a categoria. Quatro barcos estão confirmados, entre eles o atual campeão nacional, Zeus Team, de Florianópolis. A tripulação da equipe catarinense conta com o entrosamento e o conhecimento da raia a seu favor, mesclando uma equipe com jovens atletas e velejadores mais experientes.

O C30 é uma classe muito competitiva e que a gente tem um ótimo entrosamento. Ano passado fomos campeões brasileiros em Ilhabela e vencemos a Regata Volta à Ilha. Estamos com uma equipe muito boa para correr o circuito e o nível promete ser bem alto, com caras como o Bochecha, Xandi e o Zarif na raia”, explica Alex Veren, atual campeão brasileiro de Laser Standard.

Ainda pela classe C30 competem os catarinenses Katana e Corta Vento e o paulista Caballo Loco, que conta com o campeão mundial e medalhista pan-americanoAlexandre Paradeda em sua tripulação. “Eu acabei de vir de um título brasileiro de Snipe, que é um barco totalmente diferente de um C30, e voltar a raia de Jurerê para competir aqui é um prazer enorme. Nossa tripulação é de alto nível e na hora que recebi o convite para integrar a equipe do Caballo Loco não pensei duas vezes”, comenta.

No entanto, não é somente na classe C30 que as disputas prometem ser emocionantes. Quarto colocado nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e campeão mundial, Jorge Zarifchega ao Circuito Oceânico com moral elevado após o título na Copa do Mundo de Vela de Miami, na classe Finn. O carioca faz parte da tripulação do Ângela Star VI, campeão da edição de 2015 na classe ORC em Florianópolis.

Para essa edição, muitos são os concorrentes ao título. Um deles é o Pajero, de São Paulo, que conta com o reforço do velejador André Fonseca, o “Bochecha”. Competindo em casa, o catarinense, que já participou de três Olimpíadas e três edições de Volvo Ocean Race, prevê uma grande competição. “Nosso circuito é tradicional e sempre conta com um ótimo nível de competição. Nossa tripulação participou de um evento no Uruguai há algumas semanas e de lá o barco já subiu para Florianópolis”, comenta Bochecha.

Representando Santa Catarina, o Itajaí Sailing Teamtambém chega como um dos fortes concorrentes na disputa pelo título. A equipe é comandada por Marcelo Gusmão, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 na classe Soling e que hoje está à frente do projeto com a equipe de Itajaí.

Nossas expectativas são muito boas. Fizemos diversas melhoras no barco e vamos iniciar o ano em uma nova classe. Nossa tripulação está muito bem preparada e durante todo mês de janeiro trabalhamos bastante para deixar o barco nas melhores condições. Estamos prontos para competir de igual para igual com todos os barcos da flotilha”, explica Gusmão.

programação do 28º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina tem início nessa quarta-feira e a previsão da Comissão de Regatas é que para que o primeiro dia de disputas ocorra a Regata de Percurso. “Ainda não temos definido, pois precisamos avaliar as condições na manhã de quarta, mas as possibilidades de começarmos o evento com uma regata média ou longa são grandes”, explica Ricardo Navarro, Presidente da CR.

Embarcações confirmadas no 28º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina:
C30:
Corta Vento – Florianópolis – SC
Zeus Team – Florianópolis – SC
Katana – Florianópolis – SC
Caballo Loco – Ubatuba – SP
 
HPE-25:
Arretado – Florianópolis – SC
Força 12 – Florianópolis – SC
Tereza – Porto Alegra – RS
 
IRC:
Argonauta 4 – Florianópolis – SC
Inae/Transbrasa – Guarujá – SP
 
ORC:
Bijupirá – Marinha do Brasil
Marlim – Marinha do Brasil
Dourado – Marinha do Brasil
Zeus – Florianópolis – SC
Pajero – São Paulo – SP
Angela Star VI – Rio de Janeiro – RJ
Itajaí Sailing Team – Itajaí – SC
Catuana Kim – Florianópolis – SC
 
RGS:
Ursa Maior – Porto Alegre – RS
Euphoria – Florianópolis – SC
Açores III – Florianópolis – SC
Corall – Bagé – RS
Zuriel – Curitiba – PR
Zéphyrus – Florianópolis – SC
Cherne – Marinha do Brasil
Açores II – Florianópolis – SC
 
Cruzeiro:
Xamego – Florianópolis – SC
Carino – Florianópolis – SC
Quival – Florianópolis – SC
 
Bico de Proa:
Apeiron Trois  – Florianópolis – SC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s